quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cultura Caa-mutá


DANÇAS E MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS
CONSIDERAÇÕES DO PORTAL
As tradições populares, como danças, músicas, indumentárias e lendas cametaenses marcam presença no município. Muitos grupos organizados além de sobreviver são enriquecidos e incentivados a crescer . Os grupos de maior destaque são:
- Siriá - É o destaque maior pela sua origem e sua tendência de evoluir, embora atualmente haja controvérsias.
O folclorista Manuel Valente, criador do Grupo de Danças Cametaoara, afirma que o Siriá nunca foi dança e sim uma das cantigas do Samba de Cacete. Em seu livro “De bubuia na maré, nem estorde, nem teteé”, lançado pela UFPA, explica o assunto.
O folclorista Adelermo Matos que defende o contrário. É duramente criticado pelo Folclorista Manoel Valente.
O que precisamos, é ver que, todos contribuíram e contribuem favoravelmente para o crescimento de nossa cultura: se o Siriá nunca foi dança no passado, hoje consagradamente o é e não se pode negar. O resgate de sua verdadeira História é importante e por isso louvamos o Folclorista Manoel Valente.
É necessário, no entanto, ter o devido cuidado para não confundir evolução com deturpação e com isso desprestigiar e encalhar a natural evolução do Siría, e outras manifestações folclóricas. É muito difícil manter a vontade de dançar no povo primando pela melancolia. Dançar é principalmente a expressão da alegria, embora com suavidade. Neste sentido, as mudanças feitas pelo folclorista Adelermo Matos e mestre Cupijó foram para dar mais alegria aos dançantes.
Achamos que: se o Siriá apenas foi uma cantiga e hoje dança-se apenas essa cantiga que seja enriquecida sua dança criando-se outras cantigas como está sendo feito de forma louvável com o Boi de Parintins, carimbó e outras mais danças folclóricas. Para tal não faltarão compositores, cantores e músicos. Sabemos que nosso município é rico na produção desses profissionais.
A indumentária, danças e músicas do carnaval e do Boi de Parintins, no passado eram paupérrimas e hoje tem uma beleza e riqueza que apaixona, envaidece qualquer brasileiro e fascina nossos turistas. Porque o Siriá e qualquer manifestação folclórica não podem evoluir no seu vestuário, coreografia e músicas?
- Samba-de-Cacete - Dança que se assemelha ao Siriá, também de Cametá. Sua tradição, também está sendo desfigurada, segundo Manoel Valente;

- O Boi-Bumbá - Auto pastoril de origem popular que tem nos bois Mina de Ouro, Pingo de Ouro, Labioso e Raivoso seus maiores vultos no município;

- Pastorinhas - Organizadas na época natalina. Destaca-se o Pastoril do Grupo Comunitário da Aldeia de Parijós e o Pastoril das filhas de Jeová e pelo Grupo escoteiro Vitória Régia;

- Folia - Cantoria que sai às ruas nas vésperas da festa do Santo que seja festejado pela Irmandade de Leigos;

- Lavadeira - Celebração com levantamento e derrubada do mastro, no início e no fim da festa de São Sebastião;

- Bambaê do Rosário - Manifestação de origem afro-brasileira, de cunho religioso, realizada na Vila de Juaba. É uma tradição que existe há mais de 100 anos, passando de geração a geração. É uma festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário;

- Marierrê - Folguedo da Vila de Curapajó, reveste-se de características que levam a crer que suas origens estão ligadas à África trazido por negros escravos;

- Boi-Brabo - Pelo aspecto, pelos versos entoados e pela inovação, deduz-se ser oriundo do nordeste brasileiro.
- Os pássaros - Comuns nos festejos juninos
- Bicharada - A mais nova manifestação folclórica carnavalesca cametaense. Impressiona pela perfeição nos gestos e aparência dos animais da Fauna Amazônica confeccionados artesanalmente pelo Mestre Zenóbio, nascido no Rio Furtados - Distrito de Juaba e seu grupo.

Festejos Religiosos
Cametá tem nos festejos religiosos a maior forma de expressão da cultura popular. As principais festas religiosas são:
São João Batista - realizada em Cametá, com procissão e apresentações de grupos folclóricos Nossa Senhora do Carmo - No Distrito de Vila do Carmo do Tocantins.
Nossa Senhora das Mercês - realizada na Praça das Mercês - Centro de Cametá
Nossa Senhora do Pilá - Na Vila de Curuçambaba.
Círio de Nossa Senhora de Nazaré - Em Cametá, no mês de setembro.
Festa do Rosário - Vila de Juaba
Festividade de São Benedito - realizada no Bairro de São Benedito em Cametá e na Vila de São Benedito.

CALENDÁRIO DE EVENTOS CULTURAIS E RELIGIOSOS
Janeiro
Dia 06 - Folia de Reis em todo o Município.
Realiza-se também as domingueiras de carnaval com trios elétricos todos os domingos do mês na Praça da Cultura.

Fevereiro
Carnaval - O carnaval Cametaense é famoso em todo o Estado do Pará, seja pela grande animação reinante, seja pela beleza das manifestações. Pode-se destacar 7 Escolas de Samba, com ricas e originais alegorias: Favela, Não posso me amofiná, Chaleira, Verde Rosa, Amor e Samba, 13 de Maio e Unidos de Brasília. Destacam-se também inúmeros Blocos e Fofós que desfilam na avenida com abadás e músicas próprias, tais como o Boto cor-de-rosa, Fofó das Virgens, Bicho Folharal, Fofó da Mala, Sadam Russein, Bil Clinton e muitos outros. São mais de 40 Blocos e Fofós.

Março

Semana Santa - A sociedade Cametaense ainda mantém a tradição de guardar a Semana Santa e realizar apenas Romarias e Rezas.

Maio
Festejo do Mês Mariano em todo o Município - Dezenas de romarias percorrem cada uma em sua data, os bairros, ao som da banda de música local.
Junho

Festividade de São João Batista, padroeiro de Cametá. - Período de 14 a 24 de junho.
Primeiro Arraial popular, no período de 16 a 30 de junho, onde haverá a apresentação de diversos grupos folclóricos da região, como: Siriá, Bangüê, Samba de Cacete, etc.
Feira Ecocultural de Cametá

Julho

Jogos Estudantis da UNEDEC, no período de 01 a 30 de julho.
Festival de Verão
Festividade de Nossa Senhora do Pilá realizada na localidade de Vila do Curuçambaba, no período de 20 a 30 de julho.

Festividade de Nossa Senhora do Carmo, realizada na localidade de Vila do Carmo, no período de 06 a 16 de julho


Festividade de São Benedito, realizada no Bairro de São Benedito em nossa Cidade, no período de 16 a 26 de agosto.
Setembro
Festividade de Nossa Senhora das Mercês, realizada na Praça das Mercês, localizada no centro da cidade, no período de 19 a 29 de setembro.
Outubro
Festividade de São José e Nossa Senhora do Rosário, realizada na localidade de Vila de Juaba, no período de 16 a 26 de outubro.
Novembro
Festividade de São Benedito, realizada na localidade de Vila de São Benedito, no 3º sábado de novembro.
Dezembro
Festejo do aniversário de Cametá, comemorado no dia 24 de dezembro.
Pastorinhas, promovidas pelo Pastoril do Grupo Comunitário da Aldeia de Parijós, Pastoril das Filhas de Jeová e pelo Grupo escoteiro Vitória Régia.


Nenhum comentário: