quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Samba de Cacete

Origem e Significado

O Samba de Cacete originou-se no Município de Cametá com o propósito de mostrar toda a sensualidade da região. Seu nome é devido ao Instrumento que é usado para dar ritmo e marcação à música, os cacetes, são dois pedaços de pau que são batidos no Curimbó, para dar cadência ao ritmo.

No entanto, o Folclorista Manuel Valente, criador do Grupo de Danças Cametaoara, afirma que sua tradição está sendo desfigurada, pois, a dança é de extrema suavidade, alegria melancólica, sem rebolado, sem requebrado e sem umbiguinho de fora, pois, surgiu das cantigas tradicionais das comunidades remanescentes de quilombos, principalmente o Quilombo de Itapocu, na região de Cametá, que fala da tristeza de ser escravo.

Como vestir-se pra dançar

Tal como o siriá, normalmente apresenta os dançarinos com trajes enfeitados, bastante coloridos.

As mulheres usam belas blusas, saias bem rodadas e amplas, pulseiras e colares de contas e sementes, além de enfeites floridos na cabeça.

Já os homens, também descalços como as mulheres, vestem calças escuras ou brancas e camisas coloridas com as pontas das fraldas amarradas na frente.

Como dançar

Fazendo movimentação coreográfica com volteios suaves, acelerando o rítmo, como no batuque africano; a expressão corporal característica das danças negras.

A letra e Musicalidade

A musicalidade e a letra do Samba de Cacete exprimem a tristeza e a dor de ser escravo que ao beberem , aceleram o rítimo e a tristeza se transforma em alegria, mas melancólica.

Em Destaque

O CRIADOR DO GRUPO DE DANÇAS CAMETAOARA

Manuel Valente, escritor e folclorista cametaense, em ópera encenado a História do Quilombo de Itapocu e o envolvimento dessa comunidade negra nas lutas da cabanagem, em melhor estilo caboclo, com vocabulário próprio, instrumentos nativos e histórias contadas ao som de samba de cacete, banguê e bambaê.

Conta a História, de uma negra que fugiu grávida tendo a filha Iaçá, dentro de um casco, no meio de bagos de açaí. em 43 músicas, 39 de sua autoria.

A menina adotada por Maria Felipa, lider do Quilombo de Itapocu, se tornaria a rainha do quilombo, diz a lenda(Leia)

Nenhum comentário: