terça-feira, 23 de março de 2010

Abaetetuba: A Sentinela avançada no Tocantins

Sentinela avançada, valente, audaz e atenta no Baixo Tocantins. Que os resplandecentes raios de sol da  Metrópole da Amazônia e as sombras morenas e refrescantes  da Cidade das Mangueiras não te enebriem e ofusquem nem te embalem e te adormeçam tanto a ponto de apagarem de tua memória e facilmente usurpem definitivamente o amor pelas tuas heróicas orígens Cametaoaras, de tua descendência micro regional.

Além de sentinela de tua Micro-região, és a guardiã do Tocantins, És o nosso mais ilustre cartão de visita,  nossa porta de entrada para o Povo Tocantino e o que  é mais importante! És tão Cametaoara quanto Belém é Marajoara.

Que vivas e convivas em harmoniosa sintonia com nossa Belém, cidade mãe, maior e  líder dos paraenses e mantenhas tua identidade, tuas peculiaridades, teu destino, tuas especialidades, o bom gosto e a cultura de teu povo que tanto se orgulhece de tua beleza natural distinta e ímpar.

Quão belos teus miritizais, açaizais, teus rios, tuas ilhas, teus brinquedos de miriti, teus lugares, o culto à Conceição tua padroeira.  Mantem-te na guarda e vanguarda do Tocantins, o rio que mata a tua sede e sacia a fome de teu povo e de todos os teus irmãos Cametaoaras.

Nenhum comentário: