quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mupi: Exemplo de Conservação Ambiental. Afirma aluno do PROCAMPO

Por: Cássio Rogério Graças dos Santos 
"Poucos lugares do mundo são tão identificados com a sua natureza quanto a Amazônia. Uma natureza que toma dimensões místicas no imaginário popular, povoando-o de paisagens espetaculares de rios e florestas colossais...” (Slater, 1996).
       O fragmento acima relata a beleza da Amazônia, um lugar do planeta que atrai os olhos de todo o mundo, não só pela sua beleza, mas também pelas suas riquezas como a flora, a fauna e até os minérios que existe no subsolo.
       Vamos nos deter a uma pequena vila chamada Mupi, sendo de origem quilombola, localizado no município de Cametá, a margem esquerda do rio Tocantins no Estado do Pará. Lá a população tem o interesse em preservar e respeitar a natureza.
       Os habitantes de Mupi trabalham com o plantio da mandioca, sendo esta usada para fazer farinha, tucupi, goma de tapioca, farinha de tapioca, bejú  e outras coisas da culinária típica paraense. Também trabalham com o extrativismo vegetal, na coleta do açaí, castanha do Pará, tucumã, bacaba e etc. tudo com o máximo de cuidado e respeito para não agredir a floresta.
       O mais interessante é que mesmo os agricultores queimando uma área para plantar, ao mesmo tempo é conservada outra que chega até, sem exagero nenhum, ficar mil vezes maior. Se no meio da roça estiver germinando ou “grelando”, como eles mesmos dizem, uma castanheira, eles vêem na obrigação de não cortá-la visando que no futuro àquela árvore poderá gerar alguma renda, pois pode aproveitar os frutos e a madeira para a construção de canoas, tirar madeira para vender e criar outros utensílios necessários para a casa.
       As várzeas também são preservadas e ali os moradores e os agricultores tentam não levar nenhuma atividade que não venha agredir aquele ecossistema. Como sabemos, o açaí se desenvolve melhor nas áreas de várzeas ou próximos a elas, e também os peixes que ali vivem e se reproduzem precisam dos frutos que caem das arvores para se alimentarem e tendo peixe os habitantes daquela região terão alimentos, pois o peixe e o açaí constituem a base da alimentação das populações ribeirinhas.
       No Mupi, os rios são como ruas que – ao invés de carros - trafegam barcos e canoas conduzindo pessoas à roça, à escola e à cidade de Cametá. Entretanto, os rios não servem apenas para isso, eles têm um papel fundamental para aquela comunidade como por exemplo a alimentação: pois lá encontramos peixes, camarão, arraias e uma infinidade de animais que vivem em função dos rios. Mesmo com a mudança da correnteza, provocada pelas represas de Tucuruí, os pescadores ainda encontram, raramente, um peixe chamado Pirarara, (Phractocephalus hemioliopterus): um grande bagre, que pode ser encontrado na bacia do rio Araguaia, Tocatins e Amazonas. Do tupi-guarani “pira” significa peixe e “arara” é ave colorida, pode pesar mais de 120kg, tem cor cinzento, amarelo e avermelhado. É um peixe carnívoro e se alimenta de peixes, quelônios, crustáceos e tudo que se move a sua volta no fundo dos rios, quando adulto representa perigo para os ribeirinhos, pois ataca pessoas, segurando com a boca um dos membros e arrasta a vitima para o fundo, que morre por afogamento. Pode ser criada em aquários, quando pequeno, e também se reproduz em cativeiro. Por esses motivos, os rios daquela região são cuidados pelos moradores e pescadores, sendo preciso até pularem no rio para pegar uma garrafa ou uma saco plástico que caiu por acidente.
       Porém, mesmo protegendo a floresta e os rios, tem a questão do lixo, pois no Mupi não tem a coleta deste, pelo fato de não ter um terreno apropriado para depositá-lo e também a prefeitura não disponibiliza carros ou caminhões para fazer a coleta. Portanto, a solução encontrada pela população é queimar o lixo inorgânico, já que o orgânico já é usado como adubo – eles acreditam que é melhor do que jogar na floresta ou no rio - mas sabemos que a queima libera o dióxido de carbono (CO2 ) sendo este é o responsável pelo efeito estufa.
       Mupi pode servir de exemplo para todo o mundo porque é uma comunidade que sabe (con)viver com a natureza - sem ser necessário agredi-la para sobreviver e tirar seu sustento - conservando e preservando eles se beneficiam muito mais. Assim como Mupi, deveríamos saber usar com critério aquilo que a natureza nos oferece.
Fonte:
Casa Civil do Governo do Pará

Nenhum comentário: